2011-12-13
Os projetos aprovados no Baixo Guadiana, num investimento total de quase três milhões de euros, vão criar 36 postos de trabalho.
São 24 os projetos aprovados na Medida 3.1 (Diversificação da Economia e Criação de Emprego), do Subprograma 3 do PRODER, no âmbito do 2º Concurso da Associação Terras do Baixo Guadiana, que decorreu entre 22 de novembro de 2010 e 7 de janeiro de 2011.
Somando 2.876.616,00 euros de investimento total e uma despesa pública de 1.633.582,00 euros, os 24 projetos vão criar 36 novos postos de trabalho no Baixo Guadiana - território de intervenção da associação, que abrange parte dos concelhos de Tavira, Mértola e Vila Real de Santo António e a totalidade dos concelhos de Castro Marim e Alcoutim.
Na ação de Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola (3.1.1) foram aprovados cinco projetos, num investimento total de 633.361,00 euros e uma despesa pública de 370.629.00 euros, estando previstos sete novos postos de trabalho.
Ao nível da Criação e Desenvolvimento de Microempresas (3.1.2), 10 projetos, somando 742.938,29 euros de investimento total e 407.185,00 euros de apoio LEADER, vão criar 13 novos postos de trabalho.
Nove projetos de Desenvolvimento de Atividade Turísticas e de Lazer (3.1.3) que ascendem a 1.500.316,71 euros de investimento total, e 855.768,00 euros de despesa pública, são responsáveis pela criação de 16 postos de trabalho.
O coordenador da Associação Terras do Baixo Guadiana, Ricardo Bernardino, realça a diversidade dos projetos apoiados. Em declarações ao Jornal do Baixo Guadiana, Ricardo Bernardino afirma que «ao GAL [Grupo de Ação Local] interessa apoiar em qualidade e em diversidade de tipologia de investimento».
Destacando os projetos de agro-turismo (dos cinco projetos aprovados na 3.1.1 três são agroturismos, responsáveis pela criação de pelo menos seis postos de trabalho), Ricardo Bernardino defende que se «passou de um cenário onde não havia nada ao nível deste nicho de turismo para um número já considerável que com mais seis projetos que já temos em carteira serão suficientes para o território».
De acordo com o coordenador da Associação, o Turismo em Espaço Rural, nomeadamente, Agroturismo e Casas de Campo, são uma tendência crescente de investimento no Baixo Guadiana - com «uma potencialidade particular para o turismo de natureza». O apoio LEADER tem sido decisivo para este boom, pois, como refere, «de outra forma os promotores não teriam capacidade para levar a cabo estes projetos».
Ricardo Bernardino refere ainda que o turismo rural «pode e deve ser articulado com outros projetos já existentes no território, nomeadamente, ao nível do birdwatching.
No que se refere ao apoio às microempresas, Ricardo Bernardino sublinha a «boa adesão à ação», adiantando «que por falta de verba ficaram de fora cinco projetos». Os 10 projetos apoiados são muito variados, desde casas de chá, lojas de promoção e venda de produtos locais, uma plataforma on line de promoção dos recursos do Baixo Guadiana, produção salineira, doçaria tradicional, restauração, etc.
Quanto ao Desenvolvimento de Atividades Turísticas e de Lazer, ação onde o GAL conseguiu aprovar nove projetos graças ao valor remanescente da 3.1.1, explica o coordenador da Associação Terras do Baixo Guadiana, destacam-se quatro projetos de turismo rural, dois de animação turística virada para os passeios no Guadiana, dois de apoio à cinegética e um para turismo de aventura.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]