1º Seminário Ibérico sobre Desenvolvimento Rural, Turismo Cultural e Património das Ordens Militares e de Cavalaria

2010-02-23

A ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, organizou nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2010 no Convento de Cristo o 1º Seminário Ibérico sobre Desenvolvimento Rural, Turismo Cultural e Património das Ordens Militares e de Cavalaria, inserido no projecto de cooperação transnacional Territoria Ordinum criado no âmbito do PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural.

Este seminário contou com a presença de 65 participantes portugueses e espanhóis, tendo estado presente na sua sessão de abertura a Senhora Governadora Civil de Santarém, Dra. Sónia Sanfona, a Senhora Directora do Convento de Cristo, Dra, Iria Caetano em representação do Senhor Secretário de Estado da Cultura e do Senhor Director do IGESPAR, o Senhor Presidente do Município de Tomar, Dr. Fernando Corvelo de Sousa, a Senhora Delegada do Turismo de Castilla la Mancha, Dra Cármen Teresa Olmedo, o representante do Turismo de Portugal, Dr. Pedro Morais e o Senhor Presidente da ADIRN, Dr. Pedro Ferreira.

O Programa deste seminário caracterizou-se pela apresentação de diversos painéis referentes ás ordens militares e turismo cultural dos territórios aderentes desteprojecto de cooperação:

A Situação e tendências da Oferta/Procura do turismo associado às Ordens Militares em Portugal, cujo orador foi o Doutor Luís Mota, professor coordenador do curso de Gestão Turística e Cultural da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar; Lugares Templários: Rotas antigas, caminhos futuros, apresentado pelo Dr. José Medeiros, representante OSMTH - Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani, Priorado de Portugal; Situação e tendências da Oferta/Procura do turismo associado às Ordens Militares em Castilla La Mancha, apresentada por Carmen Teresa Olmedo, delegada de Turismo de Castilla La Mancha; Os Conteúdos e objectivos do projecto de cooperação apresentados por Franco Llobera, consultor da equipa coordenadora do projecto. Foram ainda apresentados os principais elementos patrimoniais relacionados com as Ordens Militares dos territórios das seis Associações de Desenvolvimento Local parceiros do projecto: Campo de Calatrava; Adema; Tierras de Libertad; Promancha; Desteque; ADIRN.

No âmbito deste seminário foram ainda realizadas visitas técnicas e culturais por parte dos participantes portugueses e espanhóis ao Convento de Cristo e ao centro histórico de Tomar, e uma apresentação e prova de vinhos da Herdade dos Templários promovida pela Quinta do Cavalinho. No dia 25 de Fevereiro foram assinados pelos directores das 6 Associações de Desenvolvimento Local, no salão nobre do Município de Tomar os protocolos de cooperação do projecto transnacional "TERRITORIA ORDINUM", que tem como principais objectivos:

1- Melhorar o posicionamento e diferenciação das regiões participantes como destinos turísticos culturais, contribuindo para a activação de novos segmentos de mercado e ajustando o valor e sentido psico-cultural das ordens militares e de cavalaria.

a) Melhorar o posicionamento das regiões participantes como destinos turísticos, traçando segmentos ainda não explorados nas abordagens convencionais de turismo rural (natureza, rural).

b) Contribuir para a activação de um segmento de mercado turístico de perfil cultural e de orientação esotérica ou de desenvolvimento pessoal relacionado com a cavalaria. Neste sentido se considera maior e mais específico o conjunto de interessados nos temas relacionados com a cavalaria, em relação aos interessados no conceito histórico das ordens militares e perfis genéricos que até agora têm tido enfoque com promoção e publicidade da oferta de turismo rural.

2 - Melhorar o conhecimento e a preservação do património comum, tangível e intangível, relacionado com as ordens militares e de cavalaria, colocando o conhecimento e valor como modo de sustentação do objectivo anterior.

a) Contribuir para uma adequada potenciação do valor territorial do património histórico e artístico relativo às ordens de militares ou de cavalaria nas regiões participantes, melhorando o conhecimento da população das regiões intervenientes sobre este recurso.

No que respeita ao património tangível e intangível é necessário distinguir e trabalhar em sinergias em prol da História (objectiva) e do significado (subjectivo ou psicoanalitico) das ordens militares e de cavalaria.

Contactos

ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribatejo Norte

Morada: Alameda 1 de Março | C. C. Templário, 3º | 2300 TOMAR

Telefone: +351 249310040/48

Fax: +351 249310049

Email: adirn@mail.telepac.pt

Site: www.adirn.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]