2024-05-16
A ADICES organizou o 1º Encontro de Aldeias de Portugal do seu território, no dia 11 de maio, em Oliveira do Conde, numa partilha de experiências, boas práticas e aprendizagem de novas estratégias de dinamização e trabalho comunitário. Oliveira do Conde, Macinhata do Vouga, Couto de Mosteiro, Marmeleira e Jueus, todas classificadas como Aldeias de Portugal, comungam a ruralidade e o espirito comunitário.
O Encontro iniciou-se com uma visita guiada a Oliveira do Conde, às suas casas senhoriais, ao Pelourinho, à Igreja Matriz e ao túmulo de Fernão Gomes de Gois (monumento nacional), tendo o grupo posteriormente seguido para umas das várias adegas existentes na freguesia, onde se realizou a reunião de trabalho.
Presidida por Miguel Torres, coordenador da ADICES, e com a participação de Márcia Mendes, diretora da A2S e vice-presidente da ATA- Associação Turismo de Aldeia, detentora da marca Aldeias de Portugal, a reunião iniciou-se com a apresentação da Estratégia de Desenvolvimento de Oliveira do Conde por parte de Carlos Bastos, presidente da Junta de Freguesia e dinamizador do grupo de trabalho, destacando a Festa das Colheitas, os fatores críticos de sucesso, bem como os desafios para o futuro.
Márcia Mendes apresentou a estratégia 2030 das Aldeias de Portugal, onde o foco continua a ser nas pessoas, no seu envolvimento enquanto comunidade, e na aposta nos recursos endógenos e diferenciadores, como o património edificado, a gastronomia, a paisagem natural e as práticas comunitárias como identidade rural.
Miguel Torres reforçou a importância deste projeto para a autoestima das populações, referindo que tem sido um processo extremamente enriquecedor, e que é um dos poucos projetos onde as Estratégias de Desenvolvimento das aldeias vêm de quem mais importa, de quem as habita, e isso faz toda a diferença.
O dia terminou na Festa do Bussaquito, realizada na Azenha em Oliveira do Conde, com a degustação do tradicional peixe do rio, onde se pôde vivenciar umas das mais simbólicas práticas comunitárias desta Aldeia de Portugal.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]