2014-12-09
Realizada a 3 de dezembro, em Cascais, para apresentação do projeto homónimo, ficou marcada pela criação da Rede de Autarquias Participativas.
A conferência decorreu – na Casa das Histórias Paula Rego – com diferentes espaços de trabalho, reflexão e partilha de experiências sobre questões relacionadas com a participação cidadã, nomeadamente em processos de administração pública e decisão coletiva.
A conferência, que contou com a presença de cerca de 123 participantes, ficou marcada pela decisão de se constituir uma Rede de Autarquias Participativas (RAP), com o propósito de delinear uma nova estrutura colaborativa nacional, que contribua para a sinalização, divulgação, disseminação e qualificação dos processos de democracia participativa no país.
Trinta e cinco câmaras municipais assinaram a Carta de Compromisso para a criação da RAP, um ato simbólico que representa o empenho destas autarquias em construir esta estrutura que pretende congregar órgãos de governação local comprometidas com o desenvolvimento de mecanismos de democracia participativa.
O projeto Portugal Participa foi criado para aprofundar os mecanismos e as políticas de democracia participativa em Portugal, com o objetivo de ajudar a produzir mudanças transformadoras nas organizações e na sociedade, explorando novos horizontes para o exercício da cidadania e recriando a confiança entre instituições e populações.
É coordenado pela Associação In Loco e tem como entidades parceiras o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Cascais, a Câmara Municipal de Odemira, a Câmara Municipal do Funchal e a Câmara Municipal do Porto.
O Portugal Participa desenvolve-se no âmbito do Programa Cidadania Activa, cuja entidade gestora é a Fundação Calouste Gulbenkian e é suportado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).
Saiba mais sobre o projeto em www.portugalparticipa.pt e em www.facebook.com/portalportugalparticipa
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]