Margem Esquerda do Guadiana adere à Rede de Bio-Regiões

2019-10-23

Decorreu na passada sexta-feira, dia 25 de outubro, em Serpa a sessão de adesão da Margem Esquerda do Guadiana à Rede Internacional de Bio-Regiões. Com esta nova adesão Portugal passa a contar com quatro bio-regiões.

O processo de reconhecimento de Bio-regiões teve início em Itália e tem como objetivo principal criar uma Região/Território Bio, ou seja, através da Agricultura Biológica, desenvolver uma estratégia conjunta com a participação de produtores, operadores turísticos e outros setores empresariais, associações, escolas e o poder local, com o objetivo de criar novas oportunidades de promoção e valorização dos produtos agrícolas locais certificados em Modo de Produção Biológico, assente em bases sustentáveis de produção e de geração de valor, bem como o envolvimento consciente de toda a comunidade local.

A candidatura para o reconhecimento da Margem Esquerda do Guadiana como Bio-região foi apresentada em abril deste ano de forma conjunta pelas autarquias de Serpa, Moura, Mértola, Barrancos e Mourão, a associação Rota do Guadiana e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

A Margem Esquerda do Guadiana junta-se a Idanha-a-Nova e Alto Tâmega , que aderiram em 2018 e a São Pedro do Sul que aderiu em abril deste ano.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]