Desenvolvimento Local: Compromisso com Pessoas e Territórios

2024-02-23

Federação Minha Terra pede aos partidos políticos um compromisso com o desenvolvimento rural

No momento em que se apresentam e discutem os programas eleitorais dos partidos concorrentes às eleições legislativas do próximo dia 10 de março e decorrendo de preparação das estratégias de desenvolvimento local dos Grupos de Ação Local para os próximos anos, a Federação Minha Terra divulgou o documento “Desenvolvimento Local, compromisso com pessoas e territórios – Conjunto de recomendações dos Grupos de Ação Local aos poderes políticos para as políticas públicas na próxima legislatura”. 

O objetivo é sensibilizar os partidos para a necessidade de um verdadeiro compromisso com o desenvolvimento das áreas rurais, que passe pela valorização da experiência das últimas três décadas de abordagem LEADER (Ligação Entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural) em Portugal, da capacidade dos Grupos de Ação Local (GAL) de mobilizar recursos, capitalizar conhecimento e construção de soluções para responder às necessidades específicas dos respetivos territórios de intervenção. 

Neste documento, a Federação Minha Terra apresenta sete propostas de compromissos que as políticas públicas devem contemplar:

  • Contribuir para a implementação de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento Rural;
  • Integrar intervenções de base territorial e multissectoriais, através da adopção de mecanismos de financiamento plurifundos;
  • Capacitar os recursos humanos existentes nos territórios;
  • Garantir a existência de serviços de extensão rural, complementando o apoio técnico aos agricultores;
  • Assegurar uma articulação virtuosa entre as dimensões do mundo rural e urbano;
  • Estimular iniciativas e projetos orientados para o aproveitamento de oportunidades económicas;
  • Dinamizar a oferta de Serviços de Interesse Geral de forma a reforçar a Coesão Territorial. 

Para a apresentação destas recomendações, a Federação Minha Terra solicitou reuniões com representantes nacionais de todos os partidos com assento parlamentar, tendo reunido com quase todos. 

Segue-se, nos próximos dias, um conjunto de iniciativas regionalizadas, desenvolvidas pelos Grupos de Ação Local, envolvendo a comunicação social e membros das listas concorrentes às eleições para debater estas recomendações, no sentido de um futuro melhor para os territórios rurais e para as pessoas que neles vivem e trabalham. 

O documento está disponível em anexo.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]