Turismo leva ADL à BTL A BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa abriu as portas esta quarta-feira,
23 de fevereiro,
na FIL,
em Lisboa.
A 23ª edição do maior certame do setor realizado em Portugal conta com a participação de várias ADL que apostam no turismo e gastronomia como forma de promoção e valorização dos seus territórios. As ADL (Associações de Desenvolvimento Local) ADER-SOUSA,
ADRIL,
ADRIMAG,
ADRIMINHO,
ATAHCA,
BEIRA DOURO,
DOLMEN,
PROBASTO e SOL DO AVE marcam presença através da ATA.
A Associação do Turismo de Aldeia da qual fazem parte e que,
como já é habitual,
se faz representar através da marca Aldeias de Portugal. O projeto de cooperação interterritorial,
consolidado no programa LEADER+,
que assenta na oferta de alojamento em casas de aldeia recuperadas para esse efeito,
visando potenciar o turismo no espaço rural,
a fixação e rejuvenescimento das populações rurais,
a recuperação e promoção do património cultural local. A ADRIMINHO aproveita também o certame para apresentar o projeto “Lampreia do Rio Minho – um prato de excelência”,
através de uma acção de showcooking,
para mostrar como se faz um dos pratos mais genuínos da gastronomia minhota. No stand Açores,
a ADELIAÇOR apresenta o filme promocional das Rotas Turísticas Temáticas das ilhas de são Jorge,
Pico,
Faial,
Flores e Corvo.
Com a duração de cinco minutos,
o filme tem por objectivo divulgar a Rota do queijo (ilha de São Jorge),
a Rota do Vinho e Rota da Faina Baleeira (ilha do Pico),
a Rota dos Vulcões (ilha do Faial),
a Rota da Faina Baleeira (ilha das Flores) e a Rota dos Vulcões (ilha do Corvo).
Ao mesmo tempo,
a associação dá a conhecer um guia turístico,
bilingue,
com informação sobre alojamento,
restauração,
museus,
percursos,
artesanato local,
lazer e animação turística nestes territórios. | | 



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“World Adventure” é outra das participações em destaque,
contando com a presença das 14 ADL envolvidas (ADELIAÇOR,
ADIRN,
ADL,
ADREPES,
ADRITEM,
ADRUSE,
CORANE,
DESTEQUE,
GRATER,
LEADER OESTE,
LEADERSOR,
PINHAL MAIOR,
RAIA HISTÓRICA,
ROTA DO GUADIANA) e cerca de 30 empresas dos territórios abrangidos pela parceria,
membros da futura rede de prestadores de serviços das principais áreas temáticas do projeto: canoagem,
BTT,
mergulho,
todo-o-terreno turístico e percursos pedestres. Numa participação conjunta,
com os municípios de Arganil,
Góis,
Oliveira do Hospital e Tábua,
a ADIBER também está na BTL 2011.
O objectivo é promover e divulgar as potencialidades turísticas da região da Beira Serra junto dos mercados e agentes do sector,
no sentido de atrair novos turistas e visitantes. Para a TERRAS DE SICÓ a BTL serviu também para dar a conhecer o PROVERE Villa Sicó no stand do Turismo do Centro.
A parceria/consórcio,
liderado pela TERRAS DE SICÓ e que tem a romanização como recurso estratégico. “O destino Portugal e 10 mil milhões de quilómetros a falar português” é o lema desta 23ª edição da BTL,
que assenta em marcas turísticas regionais,
que correspondem às entidades regionais de turismo (Porto e Norte,
Centro de Portugal,
Lisboa e Vale do Tejo,
Alentejo e Algarve) e aos pólos de desenvolvimento turístico Serra da Estrela,
Douro,
Leiria/Fátima,
Oeste,
Alqueva e Litoral Alentejano. Afirmando-se como a maior montra da oferta turística em Portugal,
a BTL registou na sua última edição a presença de 45 países,
980 expositores e um total de 70 mil visitantes.
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